Endodontia em Niterói

Avalie este conteúdo do services
Dentista em Niterói

Endodontia em Niterói é com Vittali Odonto.

.

Endodontia é um ramo da odontologia que trata a polpa dentária. É na polpa que Endodontista em Niteróiestão as terminações nervosas e a irrigação sanguínea do dente. Assim, quando o tecido mole no canal da raiz fica inflamado, uma dor aguda ou até mesmo um abscesso pode ocorrer. Consequentemente, um procedimento endodôntico deverá ser realizado para remover a polpa inflamada e em seguida, preencher o espaço vazio do canal com uma vedação,

.

Uma cárie profunda é um dos problemas que pode necessitar de uma intervenção pelo endodontista. Caso não seja tratada, ela atingirá a polpa do dente, tornando necessária a sua  remoção.

Esse procedimento é o famoso tratamento de canal. Em consequência, o dentista retirará o nervo atingido pela cárie e selará a raiz. Neste caso, toda a parte interna do dente ficará tratada. Todo o processo será feito com anestesia, ou seja, você não sentirá dor.

Perguntas frequentes ao Endodontista

O tratamento de canal é indicado para quem possui uma cárie profunda ou quando há alguma lesão ou inflamação no dente. Além da dor e da sensação incômoda, com o tratamento você evita situações piores. Essas situações podem envolver um abscesso, que é o acúmulo de pus na cavidade da gengiva e que pode ocasionar mais dor e lesões ainda mais profunda. Ou até mesmo a perda total do dente. Febre e inchaço também são algumas das reações para quem não realiza o tratamento.

Não, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital no seu interior (a polpa), o dente é envolvido em toda a sua superfície externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse elemento dental continue a executar suas funções normais sem nenhum prejuízo.

Dependendo do caso clínico (que somente o dentista pode avaliar) o tratamento pode ser realizado em apenas uma sessão.

Em casos de lesões periapicais (abcessos, granulomas ou cistos) a sessão única é menos comum.

Não. O que pode acontecer nas primeiras 48 a 72 horas é ficar com uma sensação dolorosa decorrente da aplicação do anestésico no dente e da manipulação do dente, que pode ser resolvida pela ingestão de analgésicos comuns.

Poderá se desenvolver uma lesão na região apical; (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia (bactérias na corrente sanguínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.